quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Paraíso tropical

Por: Natália Dornelas
 

Paraty
Se me fizessem uma pergunta sobre o lugar mais lindo do Brasil, indubitavelmente, responderia Angra dos Reis e seus arredores. Situada a duas horas do Rio de Janeiro (capital), esta praia fascina por sua beleza natural, digamos assim, perfeita e encantadora. Se Deus existe, ele criou a dedo este local e fez o melhor que pôde. Se você for ao Rio de Janeiro, sugiro dar uma conferida nesta praia. É bom estar de carro, pois, como se sabe, aqui no Brasil é um pouco complicado se locomover de ônibus. 
Paraty
Muito perto de Angra dos Reis, há uma cidadezinha linda, chamada Paraty (onde ocorre a famosa FLIP – Festa internacional literária de Paraty, que já está em sua oitava edição). É de estilo antigo e passear por suas ruelas é revolver a história do Brasil. Acho, inclusive, mais interessante ficar hospedado em Paraty do que em Angra dos Reis. A cidade de Angra, em si, não é muito bonita (é velha e um tanto mal cuidada), enquanto Paraty é linda e possui um ambiente super agradável e restaurantes muito bons.
Entretanto,o que encanta mesmo são as praias e as ilhas que você pode conhecer. Por isso, pode ir se preparando para ter um certo custo com os passeios de barco que terá que fazer. Vale à pena alugar uma lancha ou algo do tipo para conhecer as águas ao redor de Angra. Certamente, te levarão a locais de uma beleza extrema e que não sairão de sua memória. Sem contar, nos deliciosos banhos de mar que poderá desfrutar. A água é límpida, apesar de algumas vezes estar um tanto gelada (mas vale à pena o esforço, pode acreditar!). 

Barco "fantasiado"
de tropa de elite

"Saveiro animação"
Minha família possui casa lá, portanto, já tive o privilégio de ir algumas vezes ao local. Passar o reveillon em Angra é muito bom. Eu nunca fui, mas dizem que são feitas festas homéricas em ilhas ao redor da cidade. Para aqueles que veneram a farra, é um ótimo pedido. Inclusive, no dia 1º de janeiro, ocorre uma das festas mais incríveis que já vi ao longo dos meus 25 anos de existência, chamada “procissão”. Nem se preocupem que não é nada religioso, pelo contrário. É simplesmente um carnaval fora de época dentro do mar. Os barcos “se fantasiam” e concorrem a diferentes prêmios. Um desses prêmios é para a categoria “saveiro mais animado”. Os membros desses saveiros vestem camisas iguais, como se fossem um bloco, regados por muita música e animação. E tudo isso no dia 1º de janeiro, incrível! Depois de ver isso, tive a certeza de que brasileiro é, de fato, o povo mais feliz do mundo.
Não tem como não se apaixonar por esse lugar, você não acha? Para mim, foi amor à primeira vista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário