sábado, 18 de setembro de 2010

Inesquecível Cassis

 Participação especial: Eduarda Távora

 “Quem foi a Paris e não foi a Cassis não conheceu a França”. Começo minha viagem com essa declaração dita por um francês que não me recordo o nome, porém, não menos legítima. Até conhecer Cassis achei um pouco escandalosa essa afirmação, porém, escandalosa é a cidade de tão linda, elegante e charmosa! Minha família e eu decidimos conhecer a famosa Riviera Francesa e traçamos um itinerário, um tanto quanto convencional e previsível. Nossa primeira parada foi Marseille, a idéia era eleger cidades dormitório e explorar a região de carro. Em meio a algumas dúvidas como: “por onde começamos?” resolvemos perguntar ao recepcionista do hotel o que valeria mais a pena. Eis que o francês nos responde com uma simples resposta: conheçam Cassis, é um balneário imperdível! Toda aquela certeza foi suficiente para nos convencer de imediato a irmos rumo a Cassis. Ao chegar à cidade, que fica a uma hora de Marseille, já começamos a entender que o ditado popular francês, dito acima, realmente fazia sentido.

Uma cidadezinha, lotada de franceses por todos os lados, com restaurantes super charmosos, casinhas coloridas que conservam um ar mais antigo, mas não menos encantadoras, muitos jarrinhos de flores nas varandas dos apartamentos, ruas estreitas e limpas, mercado de rua e muito sol. Exatamente o que procurávamos: uma experiência de tirar o fôlego. Após nos ambientarmos, decidimos conhecer as praias e finalmente quando conseguimos um estacionamento descemos uma escada de pedra e nos deparamos com uma praia que mais parecia uma lagoa, ou melhor, a lagoa azul. A nossa lagoa azul! Um pedacinho de terra cercado por montanhas, água cristalina, porém muito gelada, mas é um detalhe que nem toma grandes proporções pela magia do lugar que nos faz esquecer de observar qualquer possível defeito.

Depois de aproveitarmos aquela maravilha, decidimos conhecer outras praias e fomos à praia principal. Tão bonita quanto, porém muito mais cheia, mulheres fazendo topless, crianças brincando e uma água azul da cor do céu. Depois de passarmos nossa manhã torrando no Sol, resolvermos conhecer a culinária local e nada melhor do que comer um bom prato de frutos do mar olhando para o mar. Se você estiver disposto a gastar um pouco mais e saborear uma boa comida, vinte euros são necessários para matar sua fome e fazer a festa.

Como nossa viagem estava apenas começando e já tínhamos hotel reservado em outras cidades, não pudemos dormir em Cassis, porém, certamente aproveitamos com muita intensidade todo o tempo que ficamos ali. Vale muito a pena apreciar a cidade. A propósito, se pronuncia “Cassi” e não “CassiS”, como muitos o fazem.

Um comentário:

  1. GIN CASSIS

    Ingredientes:
    • 3 oz Gin
    • 3 oz Creme de Cassis

    Modo de preparo:
    • Monte o coquetel direto no copo Highball com gelo

    O Gin Cassis é um coquetel forte. O gosto do Gin se destaca.

    Possui aproximadamente 489 calorias.

    * 1 oz é equivalente a 30 ml.

    ResponderExcluir