sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Charmosa Colônia

Por Eliza Brito
Fotos: Ana Brito e Artur Brito

Chegamos no Uruguai em pleno Natal. Não tínhamos feito reserva em lugar nenhum e a solução foi comprar nossa ceia no supermercado e comer no restaurante do Hotel. O legal é que um monte de turistas desavisados terminou fazendo o mesmo. Montevidéu não é São Paulo, é bom avisar! Como o dia seguinte era feriado, quase tudo ia estar fechado e a sugestão do recepcionista do Hotel foi a de pegar a estrada e conhecer a cidade de Colônia do Sacramento, já que tínhamos alugado um carro.

A idéia foi excelente! A cidade foi construída pelos portugueses, como forma de estender o domínio luso até o rio da Prata. A tentativa foi frustrada, mas Colônia mantém bastante influência portuguesa. Localizada a apenas 177 quilômetros de Montevidéu e a apenas 40 quilômetros, por via marítima, de Buenos Aires, muitos turistas aproveitam o passeio para seguir para as terras argentinas. Mas quem fica na cidade não se arrepende.

O melhor mesmo é caminhar por entre as ruas estreitas de pedras e iluminadas por lampiões. Uma das mais interessantes é a Calle de Los Suspiros [foto 2], tipicamente portuguesa, com pedras e edificações originais. A Basílica do Santíssimo Sacramento [foto 3] é outra construção que conserva as origens portuguesas. A Puerta de Campo [foto 4] foi inaugurada em 1745 e é símbolo do bairro histórico. Vale fotografar esses lugares como também o farol [foto 5] e passar um tempo apreciando a vista do Puerto de Yates [foto 6].

Quem estiver de carro pode passear pela orla de Colônia até a antiga Plaza de Toros [foto 8], que está em estado de decadência, mas mostra a influência espanhola que também sofreu a cidade. E vale conhecer o Parque Anchorena [foto 7], a 20 quilômetros de Colônia. Arón de Anchorena, argentino que construiu a propriedade em estilo inglês, deixou o lugar para o Estado, com a finalidade de fundar um Parque Nacional que ele desejava que fosse chamado Parque Nacional Arón de Anchorena. Anchorena é hoje o lugar de descanso dos presidentes em exercício e um importante destino turístico do país.

Colônia possui ainda interessantes museus, mas como estava tudo fechado, não conseguimos ver nenhum. Agora um lugar legal que descobri com minha mãe foi o ateliê de um gaúcho que se apaixonou por Colônia e hoje vive do que fotografa da cidade. A dica é excelente para quem gosta de arte e deseja encontrar alguma lembrancinha do lugar.

Um comentário:

  1. Incrivel como os museus de lá nunca estão abertos. Acho que é o horário que é muito restrito. Lá é um lugar muito tranquilo e relaxante mesmo. O bom é jantar nos restaurantes que tem o pátio a beira do mar.

    Beijo,
    Felícia Fábula.

    ResponderExcluir