sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meu albergue espanhol

Por: Natália Dornelas
Sempre que estou triste ou achando a vida demasiada séria, assisto este filme. Acho que já o vi umas dez vezes. Acredito que existem filmes que nos colocam para cima e nos fazem acreditar que a vida, apesar de seus percalços, realmente vale à pena. “Albergue espanhol” (“L' Auberge Espagnole”), dirigida por Cédric Klapisch,  é uma “película” que fala da experiência de viajar para estudar no exterior, no caso, Barcelona. Fala do chamado programa de Erasmus, através do qual se consegue becas para estudo no exterior. Eu, que já fiz o programa, me identifico demais com o filme. As dúvidas, as coisas deixadas para trás, os medos, a vontade de desbravar o mundo em um segundo, a dificuldade com a língua e cultura novas, a euforia em aprender e fazer novas amizades, tudo isso faz parte da experiência. O francês Xavier (Javier), protagonista, deixa o seu país para estudar na Espanha. Deixa a namorada, a família, os amigos, para passar um ano em Barcelona. No caso de nós, brasileiros, é um pouco mais difícil por conta da distância, pois não se pode passar o Natal em casa.
Em Barcelona, Xavier vive em um autêntico albergue espanhol, com uma inglesa, uma espanhola, um alemão, um italiano, uma belga e um dinamarquês. Eles se dão muito bem. O filme é uma verdadeira viagem por diferentes culturas. Sem contar nas imagens da belíssima cidade que é Barcelona. Há várias cenas na Barceloneta, na Sagrada Família, no Parque Guell, nas praças da cidade e nas ruas com a arquitetura de Gaudí. Imperdível para quem gosta de viajar através dos filmes e que, assim, como eu, possui saudade de “seu albergue espanhol”.
O filme tem uma continuação, chamada Bonecas Russas ("Les poupées russes"). É o reencontro dos habitantes do albergue espanhol, em San Petersburgo, mas que dá ênfase ao romance entre Xavier e a inglesa, Wendy. É bonitinho (as cenas em San Petersburgo são lindas, dá muita vontade de conhecer!), mas nem se compara a “Albergue Espanhol”. Eita, que já estou com vontade de vê-lo outra vez e olhe que nem estou triste. Alguém se habilita a ver comigo?


3 comentários:

  1. Ah! Adoro Albergue espanhol, realmente é um filme muito interessante. Ainda não vi Bonecas Russas (pq eu não sei haha mas compensarei).
    Concordo com vc que certos filmes nos ajudam a encarar melhor a vida. Tem até aqueles que não fazem um contraponto feliz, mas que nos apresentam reflexões e pontos de vista incríveis.
    No meu caso o filme que me acomoanha nos melhores e nos piores momentos é Minha vida sem mim da espanhola Isabel Coixet.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade demais de ver o filme e reviver um pouco de Salamanca, Barça... se tivesse aí a gente via juntos!
    Beijos,
    Jorginho Martins

    ResponderExcluir