sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Águas salgadas do Uruguai

Por Eliza Brito
Fotos: Ana Brito e Artur Brito

Atlântida
O rio da Prata é imponente no Uruguai. Meu pai adorou andar no calçadão, banhado pelas águas doces do Prata, em Montevidéu. Mas quem gosta de mar também tem vez no aconchegante país sul-americano. Na nossa viagem, visitamos quatro praias uruguaias: Atlântida, Piriápolis, Punta Ballena e Punta Del Este. Tudo em apenas dois dias.


Piriápolis

Atlântida fica a 45 quilômetros de Montevidéu. Além do mar, tem como atrativo a águia de pedra, uma das sete maravilhas do Uruguai. São muitas as lendas que rodeiam esta enigmática obra, cujo nome original era "La Quimera". Mas não espere nada do outro mundo. Só que estando por lá, vale subir e ver o mar pelos olhos da águia de pedras.


Castelo de Piria

O balneário de Piriápolis (82 quilômetros de Montevidéu) é enorme! Nós visitamos a praia da beira-mar, formada por La Rinconada, Los Ángeles e Portales, três praias que parecem uma só. O lugar é lindo e considerado um dos melhores para banho. Estando no balneário vale uma visita no Castelo de Piria (nome do fundador do lugar) que guarda móveis e objetos da época. Mas o balneário tem outras praias e atrações e, por isso, indico dormir por lá e aproveitar tudo, como o cassino e o passeio de teleférico, que não podemos curtir no curto espaço de tempo que passamos.


Casapueblo

Casapueblo

Punta Ballena fica bem próxima de Punta Del Este, mas é parada obrigatória de qualquer visitante. Foi um dos locais que mais gostei de conhecer no Uruguai, tudo porque é lá onde se localiza a casapueblo, antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. Hoje, a construção é uma cidadela-escultura, onde fica o museu, a galeria de arte e o hotel. Para visitar o museu e a galeria se paga uma taxa, mas vale a pena adentrar naquele monumento do que chamam de Gaudi Latino-Americano, mas que me encantou bem mais do que a Sagrada Família, em Barcelona. Acho que sou sul-americana demais.



La Mano

Praia Brava
E para finalizar, não dá para não falar em Punta Del Este (130 quilômetros de Montevidéu). Considerado um dos dez balneários de luxo mais famosos do mundo, o que não falta é turista por aquelas bandas. As casas são lindas e com jardins bem cuidados, o shopping é relativamente grande e as praias são lotadas. Eu preferi Piriápolis, talvez porque já estávamos cansados e só passamos algum tempo na Praia Brava, a mais visitada pelos turistas. Nela está localizada a obra La Mano, do artista chileno Mario Irarrazabal. Mas eu hei de voltar e conhecer a noite e os outros atrativos do lugar. E quando isso acontecer, prometo comentar por aqui!      

Um comentário:

  1. Muito lindo, pequena. Temos que procurar ser mais sul-americanas mesmo.

    saudades de tio rui. :)

    beijos!

    ResponderExcluir