terça-feira, 21 de setembro de 2010

Atraente cartão postal

Por: Natália Dornelas

Vista do rio Elba
da parte antiga

Vista do rio Elba
da parte nova
Dresden é uma cidade alemã que fascina por sua beleza. Localizada ao leste do país, a duas horas de Berlim, é capital do Estado da Saxônia, e, sem dúvidas, merece ser visitada. É pequena e aconchegante e, para aqueles que possuem um pouco de pressa, é possível conhecer boa parte do local em apenas um dia. É ponto de passagem entre Berlim e Praga e, da primeira vez que fui, parei em Dresden antes de chegar à República Checa e visitei o lugar em uma tarde. Como já disse, viajar de trem pela Alemanha é muito bom e a empresa DIE BAHN sempre tem promoções quando você compra o bilhete com no máximo três dias de antecedência. Vale à pena conferir! Dresden também possui um aeroporto, mas que trabalha mais com vôos domésticos (da Lufthansa principalmente), não é tão simples conseguir passagens baratas.
Grober Garten
Semper Opera House
Este ano tive a oportunidade de conhecer melhor a cidade, pois Débora, minha irmã, estava cursando um período da faculdade lá (pelo famoso Erasmus) e passei alguns dias com ela. Como é possível se locomover na cidade? O sistema de transporte é bem eficiente (com ônibus e trams) e pode-se comprar o bilhete diário (o qual custa cinco euros). Entretanto, como a cidade é pequena (especialmente a parte mais turística), é possível fazer muita coisa andando. Eu aluguei uma bicicleta e foi perfeito! Em vários pontos da cidade, há bicicletas paradas para aluguel. É só você ligar para o número de telefone que terá na “bici” e eles te darão um código para que você a destrave. O pagamento é pelo cartão de crédito. Depois, você pode deixá-la em qualquer lugar, basta ligar para avisar onde a deixou. Simples, barato e saudável!
Semper Opera House
Vista da Hofkirche
Os pontos turísticos de Dresden são muitos. Na verdade, a própria cidade é um verdadeiro cartão postal, cheia de coisas lindas para se ver. É dividida por um rio chamado Elba. Na parte mais antiga, estão as principais atrações. É uma boa opção começar a caminhada pelo início da Prager Straße, uma das ruas principais da cidade. É um logradouro bastante movimentado e que possui muitas lojas. A Alemanha é um país ótimo para fazer compras, especialmente de eletrônicos. Nesta rua, tem logo duas H & M, loja de roupa, estilo C&A e Renner, porém, mais barata e com muitas opções. O melhor é que você não precisará se deparar aqui no Brasil com todo mundo vestindo igual a você. O passeio por esta rua é muito legal. Ao final dela, chega-se à Theaterplatz, praça bastante agradável. Neste local, se encontra a Hofkirche, a qual merece uma visita rápida por sua arquitetura muito bonita (não se paga nada para entrar) e a construção mais famosa de Dresden, que é a Semper Opera House, a ópera da cidade. De fato, é muito linda! Eu tive a oportunidade de assistir um musical lá (Evita) e é muito bonita por dentro. Aqui vai uma dica: sempre que vocês forem a uma ópera perguntem se eles possuem lugares “stand up” para vender. São muito mais baratos e quase todas as óperas vendem. Como dificilmente lota, você não precisará assistir a apresentação em pé, poderá se sentar. É ótimo para quem deseja economizar.
Frauenkirche
Zwinger
Na Theaterplatz, também há uma entrada para o Zwinger, fachada interna da galeria de arte. Eu não visitei a galeria (acho que não vale à pena), mas é agradabilíssimo passear por esta parte interna. Deve-se visitar ainda o Residenzschloss (Palácio Real), o qual possui uma fachada muito bonita, e a Frauenkirche, igreja muito diferente (também não se paga nada para entrar). Ela foi reformada há pouco tempo, pois, como muita coisa em Dresden, havia sido destruída pela 2ª guerra mundial. Perto de todos esse monumentos, encontra-se o maior painel de porcelana no mundo. Diz-se que a porcelana foi descoberta pelo rei Augusto, o forte, o qual ao tentar descobrir a fórmula do ouro, “errou” e descobriu a porcelana.
Estátua de Augusto, "o forte"
 
Maior painel de porcelana
 do mundo

Atravessando o rio Elba, chega-se à parte mais moderna da cidade, conhecida como Neustadter. Aí sempre ocorrem algumas feiras, nas quais você pode comer um delicioso cachorro-quente típico alemão. Da vez que estava lá, ocorreu uma feira de vinhos, muito chique! Nesta parte da cidade, pode-se visitar o Japanishe Palais, passear pela Albert Platz, ver a estátua do rei Augusto, “o forte”, e ir à principal atração do local, que é a Art Passage.
Diferente prédio
na art passage


Art passage
 
A art passage é uma galeria bem alternativa e muito linda, com lugares para comer e lojas bem interessantes. Fica em uma rua chamada Alauenstraße, que também possui muitos bares. É um ótimo lugar para sair à noite, pois é uma animação só. Eu lembro que tomei um sorvete muito gostoso nessa Art Passage, em uma cafeteria muito agradável.

Alauenstraße

Vai um típico cachorro-quente
 alemão?
Dresden possui ainda um parque enorme, que pode ser local para um piquenique. É o Großer Garten. Se você estiver de bicicleta, pode dar uma volta pelo parque, pois, como afirmei, ele é muito grande e tem várias construções antigas para conhecer. Ao redor de Dresden, também há muitas coisas legais para ver. Se você tiver um pouco mais de tempo, pode alugar uma bicicleta e fazer um passeio pelas montanhas que ficam perto da cidade. Sem dúvidas, a tranqüilidade deste atraente cartão postal me cativou e a visitaria outra vez. E você? Vai continuar sem conhecer?

Um comentário:

  1. Natália e Elisa, adorei o blog! Gostei da dica do "stand up", bem pensado! Me fez lembrar o "E aí, vai pra onde??" do Bruno de Luca. Com tantas informações dadas por vocês, descobrir cidades ao redor do mundo será bem mais prático, divertido e interessante.
    Ich liebe dich,
    Beijo,

    Hugo Coelho

    ResponderExcluir