quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Além de Pipa

Por Eliza Brito
Fotos: Lucas Lima, Ana Brito e Eliza Brito

Cajueiro de Pirangi
Minha família materna é do Seridó (região que abrange vários municípios do sertão norte-rio-grandense e paraibano), mais especificamente de Serra Negra do Norte (RN). Mas hoje quase todos os meus tios moram em Natal. E eu, por questões óbvias, freqüento bastante a capital potiguar.

Acho Natal uma cidade linda e tranqüila, com uma excelente qualidade de vida e uma realidade ainda muito provinciana. Mas o que mais gosto de lá é que praias de beleza estonteante ficam a poucos minutos da cidade.

Barraca de Dona Raimunda

No litoral sul o destaque nacional fica pra Pipa. O lugar tem direito a um post exclusivo, não tenho dúvida! Mas outras praias também merecem atenção especial.

Búzios
Pirangi fica a apenas 20 quilômetros de Natal. É conhecida pelo maior cajueiro do mundo, que vale mesmo uma visita, mas tem também a melhor tapioca de camarão que já comi (na barraca de Dona Raimunda), sem contar com uma bela vista e um agradável banho de mar.

Barra de Tabatinga
 Alguns poucos quilômetros depois de Pirangi, o visitante chega na praia de Búzios, uma das mais belas do litoral norte-rio-grandense, na minha opinião. O lugar atrai mais surfistas, porque possui fortes ondas e mar aberto. Passei a infância brincando nas dunas e desafiando as águas revoltas dessa praia.

Tapioca de Dona Maria
E não dá para não seguir até Barra de Tabatinga, a apenas 45 quilômetros de Natal. Formada por falésias, a praia possui uma belíssima vista e um famoso mirante de onde se vêem golfinhos durante a maré alta. Minha maior decepção é nunca ter visto um, mas não deixo de tentar. Um dia chega a minha hora, tenho certeza! E o que mais gosto de lá é a tapioca de Dona Maria, que pode ser degustada no quintal da casa dela, e atrai turistas de todos os cantos do mundo, mantendo o ambiente rústico e o precinho camarada.

Ai, depois de tudo, é hora de conhecer Pipa, que fica pra um próximo post!
Serviço
Barraca de Dona Raimunda: Rua do Poço S/N, Pirangi – Rio Grande do Norte. Fone: (84) 9406.0696 ou 8867.7705
Tapioca de Dona Maria: Rua Central de Tabatinga, s/n, Barra de Tabatinga – Nísia Floresta – RN. Fone: (84) 3230.2248. Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 19h e sábados e domingos, das 6h às 19h. Não aceita cheque nem cartão de crédito.

Um comentário:

  1. Oi Eliza!!!
    Natal ficou muito bem representado!!!
    Estou adorando seu blog sobre viagens... já fico com vontade de arrumar as malas rsrsrsrs
    Beijoss...

    Sarinha

    ResponderExcluir