quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Que saudade Montevidéu!

Por Eliza Brito
Fotos: Ana Brito

Deveria ter começado o blog com um texto sobre alguma cidade que conheci no Uruguai. Não que o país seja mais especial do que tantos outros, eu realmente sou da teoria de que “todo canto tem seu encanto”, mas é que essa viagem foi especial. Foi a última com a companhia mais agradável do universo, que era a do meu pai. Então, segue algumas dicas saudosas de Montevidéu, a capital do país.

 Cercada pelo rio da Prata e cheia de avenidas largas e arborizadas, a cidade tem um ar de Europa meio decadente. A região do Porto dá uma impressão de perigo, mas a cidade é bastante calma. Indico começar o passeio pela Ciudad Vieja, que é o centro turístico de Montevidéu. A Puerta de La ciudadela [foto 1], que fica na praça central, é uma das sete maravilhas do Uruguai e convida a todos a adentrar na beleza do centro. Ainda na praça, não dá para não tirar uma foto em frente ao belo edifício do Palácio Salvo [foto 2] e em frente ao Teatro Solís [foto 3], o mais tradicional da cidade. Se você estiver com tempo, vale visitar o Museu da Casa do Governo, que guarda a história política do Uruguai. Depois é hora de visitar a Praça da Constituição [foto 4], onde se localiza a catedral da cidade. Nas quartas (pelo menos foi em uma quarta), o paseo de Sarandí [foto 5], que leva até a praça, fica lotado de feirantes e dá para encontrar artigos de prata e antiguidades a um bom preço. Eu comprei um anel lindo! No começo do Paseo de Sarandí, bem perto da Puerta de La Ciudadela, fica o museu Torres García, importante artista plástico Uruguaio, que também vale uma visita.

A principal avenida da cidade é a 18 de Julio. Nela vale visitar a Praça dos 33 e a Prefeitura da cidade. Para quem gosta de coisas interessantes, vale uma paradinha na Fuente de Los Candados [foto 6], reza a lenda que os casais que colocam as iniciais no cadeado e prendem-no a fonte não se separam nunca.

Mais distante do centro não falta coisa para conhecer. Quem gosta de futebol precisa passar no Estádio Centenário, onde houve a Primeira Copa do Mundo, em 1930. E um passeio no parque Rodó [foto 7] não cai mal, principalmente pra quem gosta de diversão. O local é verde e possui uma parte com brinquedos para todos os públicos. Não dá para não passar pelo belo edifício do Palácio Legislativo [foto 8] e quem gosta de paisagens precisa subir no Cerro de Montevidéu [foto 9], de onde se tem uma preciosa vista da cidade.

Tanto passeio só me faz pensar em uma coisa: comida! Vamos combinar que todo turista precisa comer. Então uma tarde no Mercado do Porto [foto 10] é fundamental! Movimentado e cheio de vida, o mercado é parada obrigatória e garantia de satisfação, pelo menos pra quem gosta de boa comida e não se incomoda com barulho. E a menos de meia hora de Montevidéu fica a vinícola Bouza, um lugar lindo e delicioso. Quem almoçar ou fizer a degustação ganha um passeio pela vinícola com direito a visitar a coleção de carros antigos da família. O lugar é mesmo para fechar a viagem com chave de ouro.

3 comentários:

  1. Liza,
    estou adorando o blog de vocês!!
    Ums ótima idéia!!

    ResponderExcluir
  2. Filha minha, que saudades do adorável e maravilhoso Ruy. Ontem, naquela mesa entre vocês e amigos, a falta dele doeu demais. Bjs

    ResponderExcluir