sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A suiça que conheci

Por Eliza Brito
Fotos: Márcio Aguiar

Sempre quis conhecer o Sul do Brasil. Achava que Gramado era uma mini Suiça, com as casinhas iguais e os jardins cheios de hortênsias. Não é bem assim! A cidade é linda, não vou negar. Mas é bem aquela coisa pra turista ver: repleta de hotéis, restaurantes e lojas de chocolate.

Museu de Cera
Canela é cheia de parques e tem uma natureza estonteante. Muito verde e água doce, nada de praia e sal. E as cidades por onde passa a Maria Fumaça: Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, são terreno de cooperativas e vinícolas familiares.
-
Cascata do Caracol
Mini Mundo
Para aproveitar cada segundo dos lugares, vale pagar um pacote antes de sair da sua cidade de origem. O que fiz incluía os principais passeios turísticos por Gramado e Canela e o passeio de Maria Fumaça com uma parada em uma queijaria e uma vinícola tradicional, no Vale dos Vinhedos. No primeiro dia ficamos livres para fazer os passeios que não estavam incluídos no roteiro oficial, mas com tudo já dentro do pacote.

Museu do Carro

Aproveitamos então para visitar o Alpen Parque, em Canela e o Museu de Cera, em Gramado. O Alpen Parque é programa obrigatório para quem gosta de aventura ou de um bom passeio. Eu indico fazer a tirolesa [foto 1]. Sempre digo: vou fazer todos os “esportes radicais” que puder antes de ter filho. Até agora só fiz a tirolesa e voei de asa delta, mas eu chego lá! Voltando pros passeios, não indico o museu de cera! Eu me diverti, mas mais parecia museu de papelão.

Miolo
Lago Negro
No segundo dia, não paramos um segundo! Conheci o Mini Mundo , que é um museu em miniatura super interessante! Me senti uma gigante naquele mundinho especial criado por um avô talentoso que virou ponto turístico dos mais badalados. Adorei também a Cascata do Caracol, uma das vistas mais lindas de Canela onde dá para fazer um passeio delicioso de teleférico e o Castelinho Caracol, a casa mais antiga da região, de origem alemã, toda feita sem cimento onde se vende uma torta tradicional de maçã indescritível! Não gostei tanto da Aldeia do Papai Noel, lá dá pra ver as renas, o bom velhinho e uma vista bonita, mas, sei lá, não gostei e ponto final.
Maria Fumaça

Outro passeio interessante que fizemos no segundo dia foi o Mundo a Vapor, onde se entende o mecanismo de várias máquinas a vapor. Só que nada se compara ao agradável passeio de pedalinho no belíssimo Lago Negro e ao mundo de carros antigos e bem cuidados do Museu do Carro Antigo. Se fosse pra escolher conheceria obrigatoriamente: Alpen Parque, Lago Negro, Cascata do Caracol, Museu do Carro Antigo e Mini Mundo.

Mas o melhor do passeio ainda não tinha chegado. A viagem de Maria Fumaça vale mais do que a pena, mesmo para quem não é fã de vinho. As pessoas saem da cidade de Carlos Barbosa, em um trem a vapor, onde acontecem apresentações de teatro, música gaúcha e italiana. O destino final é Bento Gonçalves, com uma parada em Garibaldi. Em cada parada, degustação de vinho. E depois de toda essa farra ainda conhecemos a moderna vinícola Miolo e a queijaria Valbrenta, no Vale dos Vinhedos.
Cantina Pastasciutta

Por falar em queijos e vinhos, no Sul se come muito bem! Indico uma noite em algum restaurante de fondue, em algum café colonial e o que mais gostei de todos os lugares que comi foi a cantina italiana Pastasciutta. Essa parte do Brasil teve influência portuguesa, espanhola, alemã e italiana, então tem que aproveitar e se empanturrar com o melhor de cada gastronomia. Eu, claro, fiz minha parte.

E para finalizar, acredito que todo mundo deveria reservar uma tarde para passear pelas principais ruas de Gramado. Passar pelas inúmeras lojas de chocolate, tirar uma foto em frente ao cinema [foto ao lado] e tietar na calçada da fama. Depois é só vim aqui no blog e comentar se concordam com minhas sugestões.

Um comentário:

  1. É isso mesmo, liza. O Sul realmente é maravilhoso. Eu tive a oportunidade de conhecer Gramado, Canela (o alpen parque), Caxias do Sul e um pouco do interior do Sul. Pena que foi muito corrida a vez que fui. Temos que marcar uma outra vez para acrescentar no blog.

    Beijocas!

    ResponderExcluir