sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Melhor do que novela

Por Eliza Brito
Fotos: Eliza, Artur e Carolina
.
Campanário
Tudo agora me faz lembrar a Itália. De uns anos pra cá, depois que comecei a trabalhar em televisão, passei a ser uma pessoa menos preconceituosa. Antes achava novela um saco, programa de auditório um saco, programa de humor um saco, enfim, quem era um saco era eu, né? Vamos combinar! Agora não perco um capítulo de Passione. Como se não bastasse, estou lendo o livro Comer, Rezar, Amar, que prometo depois comentar por aqui. E esses dois passatempos remetem a todo instante ao país de Michelangelo. Assim que não podia deixar de comentar minhas impressões do lugar por aqui.

Vista da cidade
A cidade que mais gostei na Itália foi Florença. Caminhar pelas ruas do local é respirar arte. E nada como ares assim! Entre os pontos turísticos que visitei, me pareceu imperdível a Catedral e o Campanário de Giotto. Subindo o Campanário é possível desfrutar de uma vista maravilhosa da cidade, que de lá, se mostra ainda mais bela. As duas construções remontam aos séculos XIV e XIII, respectivamente, e são de uma beleza paralisadora.
Batistério
Em frente às obras encontra-se o Batistério, que remonta, provavelmente, ao século V. Foi durante muito tempo, a catedral da cidade e vale uma visita atenciosa, principalmente à porta do paraíso, que representa histórias do antigo testamento.
Fonte de Netuno

A praça da senhora é a mais bela de Florença, na minha opinião. Além de estar localizado nela o Palácio Velho, que vale uma visita, possui estátuas imponentes como a Fonte de Netuno, de Bartolomeo Ammannati. Passei horas naquele lugar, que foi um dos mais agradáveis passeios que fiz pela Itália.

Ponte Velha
Para quem gosta de museu, indico reservar uma tarde inteira para o Uffizi, onde se encontra uma das coleções de arte mais importantes do mundo, sem contar que fica dentro de um palácio do século XVI. Por lá se encontram obras de nomes como Botticelli e Rafael.
E se você procura por um passeio agradável, minha dica é a Ponte Velha, que liga as duas partes da cidade e é uma das construções mais antigas do lugar. É para se despedir de Florença contando as horas para voltar.             

2 comentários:

  1. Sempre bom viajar por aqui e planejar novos rumos e descobertas.
    Acabei de ganhar Comer, rezar e amar também, mas nem vai dar para ler antes de conferir o filme, uma pena.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Elizinha, parabéns pelo belo texto e fotos. Florença é mesmo uma cidade com tantos trabalhos de arte, deixados por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura, que é impossível conhecê-la e não se emocionar. E o mais incrível, esses diferentes artistas passaram por ela praticamente no mesmo período da história. Com certeza não é uma cidade para quem aprecia “shopping centers” e zonas francas; é o lugar de quem gosta da vida como ela é. Dos sonhadores e dos amantes. Ela não é famosa só pelas artes, a sua culinária também é maravilhosa. Além das tratorias com pratos de tirar o fôlego de qualquer um, as sobremesas (tortas, doces e pralines deliciosos, além de obras de arte na forma de instrumentos musicais, animais e pessoas, tudo feito de chocolate) e os sorvetes são imperdíveis. Beijos, Ana Brito

    ResponderExcluir