quinta-feira, 28 de outubro de 2010

No caminho do Vale

Por Eliza Brito
Imagens: Ana Brito e Natália Dornelas

Comemoração da Bastilha

Catedral

O Vale do Loire, na França, é uma região conhecida pelos castelos e pelo vinho. A cidade de Chartres, por sua vez, é caminho dos que saem de Paris para se aventurar pela região do Loire. No meio caso, é a cidade onde mora a amiga de minha mãe, que conheço desde tão pequena a ponto de chamar de tia Loli. Mas mesmo sem uma tia Loli por lá, vale a pena uma passadinha na charmosa urbe.
 
Parque do Museu de Belas Artes
O principal ponto turístico de Chartres é a catedral. Obra-prima da arquitetura gótica, a construção é considerada uma das mais belas catedrais do mundo. E os vitrais são mesmo de hipnotizar! Outro dado interessante é o fato de a obra poder ser vista de longe, então não tem como errar a entrada da cidade: viu a catedral, está no caminho certo! Como visitei Chartres no 14 de julho, dia da Bastilha, pude assistir a um belo espetáculo de fogos, perto da catedral, o que foi uma experiência realmente inesquecível.  
 
Maison do Salmão
 Mas um dia de passeio pelo lugar não precisa se resumir à igreja. A cidade é um charme! No centro antigo destaque de para os museu de belas artes, que conta com uma bela vista, e o museu dos vitrais. Além do Maison do salmão. Mas bonito mesmo é dar uma passadinha nos arredores da cidade, onde se localiza a Maison Picassiette. A casa e o jardim de mosaico foram obra de um homem, entre os anos de 1938 e 1964, que construiu tudo a partir do lixo. É uma coisa impressionante, o problema é que não permitem fotos e tiramos uma escondida. Dá pena não poder registrar tanta beleza vista por ali.
Le Parvis

Maison Picassiette
Para comer a cidade tem muitas opções. Confesso que fiquei tentada a entrar em toda creperia que via nas ruelas, mas como fomos comer tarde, terminamos parando no restaurante de um hotel. Quanta sorte! A pousada estava no circuito do charme e o restaurante era uma fofura, chamado Le Parvis.

No final, não conheci a região do Vale do Loire, mas adorei meu passeio por Chartres, que me pareceu charmosa, simpática e tranqüila. Além de ter se revelado bem mais do que a bela catedral.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário