quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pela comida e pelo turismo

Por Eliza Brito
Fotos: Google

Há algumas semanas, talvez meses, venho tentando ler Comer, Rezar e Amar, bestseller com mais de quatro milhões de cópias vendidas no mundo inteiro. O livro, escrito por Elisabeth Gilbert, narra a procura dela por ela mesma, em uma viagem pela Itália, índia e Bali. Nesse feriado, assisti a adaptação da obra para o cinema.
O livro eu ainda não acabei. Estou achando prolixo e cansativo, mas a receita comercial é evidente.  A linguagem é super simples e a narrativa tem todos os ingredientes para prender o leitor. Não é por acaso que tanta gente leu e amou a publicação.
Cena do filme - Nápoles
O filme me pareceu piegas e cansativo. Adoro Julia Roberts e adorei ver as belas imagens de Roma, Nápoles e de Bali. Também dá vontade de caminhar pelas ruas da Índia real e andar (como turista) no trânsito mais do que caótico de lá. Mas foi a parte da Itália que mais me chamou a atenção, simplesmente por causa da comida.
Quem assiste ao filme já começa a película salivando. Eu, que acabei de começar a reeducação alimentar dos Vigilantes do Peso, quase desisto de tentar! Dá vontade de viajar pra Itália e se meter em uma das ruazinhas de Roma com as maravilhosas cantinas e comer um espaguete ao molho de tomate, um belo doce mil folhas, umas taças de vinho, uma pizza de mussarela em Nápoles, e muitas milhões de calorias tão belas e apetitosas como as mostradas no filme. Eu fiquei babando.
Cena do filme - Índia
Então se for para se deliciar com as imagens, sugiro! Se for para planejar um passeio por um dos três países, também. No mais, acho que cada um tem direito à opinião e a minha não é das mais favoráveis. Não mesmo!     

3 comentários:

  1. Lizinha, tenho a mesma ideia do livro e filme. Comprei o livro por indicação de uma amiga, mas não consegui ler inteiro, confesso que achei a parte do rezar um saco e fui direto pro amar!
    O filme parece um guia turístico, cheio de imagens lindas, mas chato, monótono e cansativo.
    Muito bom teu texto!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    Eu realmente gostei do livro, pois achei leitura fácil e tu sabes que eu adoro autobiografias. O filme deixou muito a desejar. É parado demais e algumas coisas divergem do livro. Sem contar, em Javier Bardem que está péssimo!!!

    ótimo seu texto!!

    beijoss!

    ResponderExcluir
  3. Lizinha, é por isso que eu te amo filha!!! Basicamente tu disse 'as pessoas amam o livro mas eu odiei tanto que nem consegui acabar, e o filme, acho que as pessoas vão gostar, mas eu tb odiei' ehhehehehe...
    Eu tb não gostei do livro não, tb não acabei, e devo dizer que foi apenas o 2º livro na minha vida, que comecei a ler mas n acabei... então realmente não é pra mim... o tema nem é ruim, e tem partes até interessantes, mas a autora realmente é fraca...
    Bjooos linda!!! Tou com saudade!!!

    ResponderExcluir