domingo, 24 de outubro de 2010

Sampa querida

Por: Natália Dornelas

Avenida Paulista
Vista do MASP
Existem lugares que lembram pessoas e São Paulo me lembra meu pai. Ele sempre viajou muito à cidade e todas às vezes afirmava: “paulista é o matuto antenado” e eu ria do tom engraçado de falar as coisas que era peculiar só dele. Agora, toda vez que vou à cidade, meu coração fica apertado pela lembrança dessa pessoa essencial em minha vida. Lembranças especiais à parte, São Paulo é uma cidade maravilhosa, mas que você tem que saber vivenciá-la, caso contrário, é só estresse. Muito trânsito, muita gente, nada de praia, a capital é o centro econômico do Brasil e, para quem almeja ganhar muito dinheiro, não há lugar melhor. Quando vou a São Paulo, tenho que passear pela Avenida Paulista. Acho o que há de melhor. É bastante imponente e me sinto em Nova Iorque, mesmo sem nunca ter ido (eita que pernambucana matuta!! :). Tem de tudo: restaurantes, lojas, livrarias, museus. É um ponto turístico que não cansa a minha beleza.

Entretanto, o que mais me encanta na cidade é o acervo cultural a dispor do público. A quantidade de museus e exposições (muitas são gratuitas) deixa o turista em uma dúvida cruel. Eu, particularmente, sou apaixonada pelo Museu da Língua Portuguesa (fica na Estação da Luz, para chegar de metrô é bem fácil – linha azul, e o nome da estação é Luz). Fui quatro vezes ao local e nunca enjôo. Tem uma exposição permanente, com a história da língua portuguesa (tudo bem interativo, o que agrada bastante as crianças). Tem um vídeo, com trechos de grandes nomes da literatura brasileira e a exposição temporária, que sempre é algo muito interessante. Eu vi uma que eram os principais erros gramaticais dos brasileiros e morri de rir, ao ver os muitos erros que também cometia. A Pinacoteca (que é ao lado do Museu da Língua Portuguesa) e o MASP também são muito conhecidos, mas é para aqueles que gostam mais da arte, digamos assim, conservadora (quadros, esculturas). O MASP sempre tem exposições temporárias legais.

Bienal - Os mestres e as
criaturas novas
Bienal - Longe daqui,
aqui mesmo
Entretanto, o que você não pode perder, se for a São Paulo até o dia 12 de dezembro, é a 29ª bienal, a qual possui entrada gratuita. Radicada no parque Ibirapuera (ótimo local para passeio, é a “praia” dos paulistas), agrada a “gregos e troianos”, com diversos tipos de arte. Vídeos, quadros, esculturas, intervenções, a Bienal é bastante interativa e requer mais de um dia de visita, tendo em vista a sua riqueza e amplitude. As minhas obras preferidas (das que consegui ver, pois só fui um dia) foram: Longe daqui, aqui mesmo, de Marilá Dardot & Fábio Moraes; Os mestres e as criaturas novas, de Yonamine (uma intervenção, feita com jornais); e a polêmica obra de Gil Vicente, com seus autorretratos matando diversas personalidades da política brasileira. Tem muito mais para ver, porém é preciso ir com calma e tempo.
Gil Vicente
São Paulo também é tradicional por seus musicais e peças de teatro. São várias opções, para todos os gostos e idades e em todos os dias da semana. Basta você procurar a programação (no aeroporto eles dão!) e se deliciar. O último que vi, não achei tão legal. Foi o musical Cat’s, no Teatro Abril. De fato, é um espetáculo, mas desencanta pela falta de enredo. Eu quase dormi!! Mas têm várias outras opções, é só ver o que lhe agrada mais.

Memorial
Uma ótima opção para conhecer São Paulo é através do Turismetrô, uma parceria entre a São Paulo Turismo e o Metrô. Com guias bastante competentes, você pode fazer tours pela cidade, pagando apenas pelos bilhetes de metrô. Tem vários circuitos (Sé, Paulista, Teatro Municipal, Luz e Memorial da América Latina). Eu fiz o do Memorial da América Latina, muito bom! Para saber mais informações sobre como fazer esse turismo, é só acessar: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/ turismetro/turismetro.asp. Vale à pena e poucas pessoas conhecem.
Famiglia Mancini

Mercadão
A cidade também é o maior pólo gastronômico do Brasil, impossível manter o regime. Tem padaria 24 horas (Galeria dos pães), hamburguerias que servem você em 10 minutos (Milk & Mellow), restaurante para todos os paladares e sabores. Eu adoro comer no Mercado Municipal (o famoso Mercadão, que fica próximo a 25 de março), no qual não se pode deixar de provar os clássicos sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau, sem dúvidas, de dar água na boca. A última vez que fui a Sampa tive oportunidade de conhecer um de seus restaurantes mais tradicionais, a Famiglia Mancini. É uma cantina italiana típica e as massas, junto com a inesquecível mesa de frios, deixam qualquer um maravilhado.

A cidade também é um ótimo lugar para compras. Eu sou “sacoleira”, não tenho vergonha de admitir. Adoro ir à Rua 25 de março (Estação de metrô São Bento) e comprar de tudo: brincos e anéis de prata, bolsas, lingerie, colares, relógios, etc. Já comprei até máquina fotográfica (até hoje funciona perfeitamente) e pendrive (nunca comprem!! Vieram com problemas, me senti totalmente lesada!! Kkkkk!! Vejam quanto direito!! :). Também adoro a José Paulino (estação de metrô Luz) para comprar roupas, bolsas e cintos, e o Brás (estação de metrô Brás), para comprar roupas. E para quem gosta de coisas de “melhor qualidade”, São Paulo também é o lugar. Tem a Espaço Fashion (você fica louca com os vestidos de lá) e a shoestock (loja de sapatos e bolsas para todos os gostos) e mais opções que ainda desconheço.

São Paulo tem ainda, os melhores bares, baladas (já fui para algumas muito legais) e shows (teve banda internacional no Brasil, tem que passar por Sampa). O “agito” de São Paulo faz qualquer cidade brasileira parecer um marasmo. Tudo que você quer, pode encontrar em Sampa. Quer dizer, quase tudo, pois a cidade deixa a desejar em tranqüilidade, talvez pela falta de uma boa praia para tomar uma cerveja bem gelada. É preciso saber o que se quer ao viajar. Não se pode ir a São Paulo achando que vai ver muita beleza natural e pontos turísticos. Se você quer isso, é melhor ir ao Rio de Janeiro. Sampa é cultura, é comer bem, é ir às melhores festas e ver o quanto o Brasil pode ser cosmopolita. E se quiserem evitar engarrafamento, não se esqueçam: andem de metrô!

2 comentários:

  1. Como assim, vcs ficaram milionárias??? kkkkkk Adorei os posts e dava minha unha do dedinho mindinho p ter ido p swuc vcs!! aiaiai Só posso mesmo mandar beijos recifenses super aquecidos! =**

    ResponderExcluir
  2. Que inveja desse blog... O mais longe que eu consigo ir com minha verba é Orobó...

    ResponderExcluir